quarta-feira, 4 de novembro de 2009

OBESIDADE: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA

Texto de: Anete Hannud Abdo


A prevalência da obesidade chegou a triplicar em diversos países nas últimas duas a três décadas, transformando-a numa pandemia.


No Brasil, segundo inquérito de 2003, cerca de 40% da população apresenta excesso de peso, sendo considerados obesos 8,9% dos homens e 13,1% das mulheres.


Dados mais preocupantes ainda: a prevalência de obesidade infanto-juvenil no Brasil aumentou 240% nos últimos 20 anos, e a prevalência de obesidade mórbida aumentou 255%, ou seja, os brasileiros estão ficando obesos mais precocemente, e em graus mais acentuados.


E por que isto está acontecendo?


Até há pouco tempo, a obesidade era considerada simplesmente como o resultado de uma ingestão excessiva de calorias associada à vida sedentária, e o obeso era tido como uma pessoa "sem força de vontade", recaindo sobre ele uma enorme culpa pelo seu estado.


Estudos atuais, no entanto, trouxeram evidências de que a herança genética é muito importante na gênese da obesidade:


- gêmeos idênticos mostram um padrão de evolução do peso muito semelhante, mesmo que não tenham sido criados juntos;
- o grau de obesidade de crianças adotadas assemelha-se muito mais com o de seus pais verdadeiros do que com o de seus pais adotivos.


Mas nem tudo é genética.


Não ocorreram mudanças genéticas tão importantes nos últimos anos que justificassem este aumento alarmante da obesidade no mundo. Ocorreram, isto sim, grandes modificações nos hábitos de vida dos povos.


O progresso tecnológico gerou facilidades (automóveis, escadas-rolantes, elevadores, controles-remotos, internet, etc) que, paradoxalmente, ao mesmo tempo que trazem conforto, conspiram contra a saúde ao fazer as pessoas ficarem cada vez mais sedentárias. Isto acontece tanto no trabalho (automação) como nos momentos de lazer (videogames, televisão).


Além disso, a industrialização tornou os alimentos mais acessíveis, mais palatáveis, e mais refinados. O tamanho das porções aumentou, e as pessoas estão consumindo cada vez mais alimentos de grande densidade energética, com altos teores de açúcar e gordura saturada. Segundo dados do IBGE, o famoso feijão, símbolo da cultura gastronômica brasileira, teve seu consumo reduzido em 31% nos últimos 30 anos, enquanto o consumo de refrigerantes e biscoitos aumentou 400% no mesmo período.


As migrações podem nos mostrar com clareza a influência do meio ambiente na gênese da obesidade. Japoneses que moram no Japão aumentam de peso quando migram para os Estados Unidos, pois modificam sua alimentação e tornam-se mais sedentários. O mesmo acontece com índios que saem de suas tribos para viver nas cidades, absorvendo os hábitos de vida pouco saudáveis dos "civilizados".


Concluindo, a obesidade resulta de uma complexa interação entre a genética, como fator predisponente importante, e o ambiente, como fator desencadeante e mantenedor do aumento de peso, sendo fundamental para sua prevenção e tratamento a implementação de mudanças no estilo de vida.


Mas não basta, em termos de saúde pública, simplesmente fornecer aos indivíduos informações sobre alimentação saudável e atividade física.


Aos governantes cabe também a responsabilidade de propiciar a estes indivíduos as condições para que coloquem em prática as orientações recebidas: criação de leis que controlem a propaganda e a rotulagem dos alimentos, tributação diferenciada para produtos saudáveis, planejamento urbano que privilegie calçadas para pedestres, ciclovias e áreas de lazer, além de segurança e iluminação adequada nas ruas.


O papel da sociedade, de cada um de nós, também precisa ser ressaltado, no sentido de apontar caminhos, denunciar erros, cobrar atitudes, exigindo nossos direitos através do exercício pleno da cidadania.

Um comentário:

  1. Olá, achei seu blog por acaso, eu tb comecei o meu agora, acho legal poder comhecer pessoas que estão passando pelo mesmo precesso, isso ajuda muito.
    Vou te acompanhar, passa lá no meu blog pra conhecer.
    Seja bem-vinda!!
    Bjos.

    ResponderExcluir

wibiya widget

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP